mferrao
2213 palavras
9 páginas
Universidade Federal de Santa MariaEngenharia Sanitária e Ambiental
Geologia Aplicada à Engenharia Sanitária e Ambiental
Acadêmicos: Eduarda Baggio, Géssica Weber, João Eduardo Azevedo, Marcello Ferrão e Ruliana Bandinelli
Grupo 2 - Métodos de investigação geológica. 1. Introdução:
A importância de se conhecer os métodos a serem requeridos e aplicados no estudo de solos está relacionado a avaliação do que cada método pode fornecer.
O objetivo da investigação geológica é delimitar espacialmente as unidades geológicas e determinar suas características e propriedades geomecânicas através de um plano de investigações - plano de investigações é conjunto de métodos de investigação aplicado num local para o conhecimento das unidades geológicas -.
Esses métodos podem ser divididos em diretos e indiretos, os primeiros colocam o pesquisador diretamente em contato com o material a ser analisado, permitindo normalmente a retirada de amostras. Os indiretos fornecem os valores de alguma propriedade física, os quais interpretados devidamente permitem detectar a posição e algumas propriedades de interesse geotécnico dos corpos rochosos.
Em outras palavras, os métodos diretos permitem a observação direta do subsolo ou através de amostras coletadas ao longo de uma perfuração ou a medição direta de propriedades “in situ” (ex. escavações, sondagens e ensaios de campo); e, nos métodos indiretos as propriedades geotécnicas dos solos são estimadas indiretamente pela observação à distância ou pela medida de outras grandezas do solo métodos tais como, sensoriamento remoto e ensaios geofísicos.
2. Método investigativos de superfície:
a) Fotografia aérea:
Definição do Vôo Aerofotogramétrico:
Nesta etapa são definidos os vértices de apoio e transporte para a região do projeto, com uso de rastreadores GPS geodésicos, imageamento da região de interesse, usualmente sobre uma faixa de 15 km, tendo como eixo a diretriz definida na etapa anterior. O imageamento é