Imunidade especifica
Característica da resposta imune especifica:
Os organismos vivos caracterizam-se por possuírem um meio interno estável e diferenciado do meio externo, onde ocorrem todas as reações que caracterizam a vida. No entanto, eles encontram-se rodeados e cobertos, permanentemente, por inúmeros micro-organismos parasitas, que de um modo continuado, tentam penetrar no seu interior, ameaçando o seu equilíbrio e provocando doenças. Os seres vivos conseguem manter a sua integridade graças a um sistema defensivo, denominado imunitário.
Defesas imunitárias específicas: responsáveis pelas respostas de defesa altamente específicas e personalizadas que o organismo desenvolve face a um dado parasita ou infecção determinada. Este tipo de resposta surge numa segunda fase de defesa, sendo, no entanto, altamente eficiente. A imunidade específica é adquirida como resultado da exposição a um determinado agente estranho ao organismo, o qual é reconhecido graças à presença de determinadas moléculas à sua superfície, os antígenos, que funcionam como as "impressões digitais" da cada agente estranho ao organismo. O traço característico da imunidade especifica é a capacidade de aprender,adaptar-se e recordar.
Fases da resposta imune especifica:
Reconhecimento: cada grupo de linfócitos origina-se de um precursor único e é capaz de reconhecer e responder a um determinante antigênico distinto.
Ativação dos linfócitos: requerem dois sinais distintos, o primeiro é o próprio antígeno e o segundo produtos microbianos ou componentes da resposta inata aos antígenos. Exemplo: citocinas
Após a ativação ocorre uma série de eventos detalhados a seguir.
- síntese de novas proteínas que são produzidas pelos linfócitos para estimular o crescimento e a diferenciação das células efetoras. Ex: expressão de receptores que tornam os linfócitos mais responsivos as citocinas.
-expansão clonal: os linfócitos antígeno-específico sofrem divisão mitótica, o que resulta no aumento e na