Imunologia
Imunologia é os estudo do sistema imunológico, desenvolvido a partir do estudo da imunidade. Os primeiros imunologistas eram médicos que trabalhavam para desenvolver formas de gerar imunidade a doenças infecciosas. Eles produziram as vacinas para doenças como: Varíola, difteria, e etc.
O sistema imunológico pode também estar envolvido na geração de doenças, como por exemplo as alergias que são causadas por uma resposta exagerada do nosso organismo. Doenças auto imunes ocorrem quando os componentes do sistema imune passam a reagir contra os próprios tecidos do indivíduo.
O sistema imunológico
O sistema imunológico ou imune é uma organização complexa de tecidos, células, substâcias, todos interagindo para produzir a resposta imunológica.
O sistema imunológico produz mecanismos de defesa específicos contra uma variedade de substâcias estranhas, chamadas: Antígenos.
Esses antígenos podem ser moléculas , vírus, bactérias, fungos e etc.
Resistência Natural versus imunidades específica.
Todos nós, temos uma resistência naural inata (nascemos com ela) às substâncias nocivas, a qual resulta das barreiras físicas, como pele e mucosas, e das secreções protetoras, tais como: muco, ácido gástrico, e etc.
A resposta imunológica específica (imunidade específica) é o tipo de resposta imune que reconhece e memoriza os diferentes antígenos. Essa é a resposta que a maioria das pessoas se refere como imunidade ou resposta imune.
A imunidade específica é caracterizada por três propriedades:
Reconhecimento: Refere-se a capacidade do sistema imune reconhecer e distinguir os antígenos das próprias células do organismo.
Especificidade: Capacidade de reagir a um antígeno específico sem reagir com outros similares.
Memória: Capacidade do sistema imune lembrar de um antígeno após a resposta inicial.Essa é a base das imunizações (vacinas). Depois de uma criança ter catapora, por exemplo, ela normalmente desenvolve imunidade pelo resto da vida àquela