resumo de sociologia
Nas diversas sociedades existentes ocorrem interações que se repetem e que se tornam rotina e acabam por ser necessárias e se deixam de ocorrer fazem falta para essa comunidade por cumprir algum papel naquela coletividade.
O que caracteriza as Instituições Sociais são os diferentes status e papéis construídos ao longo do seu processo de institucionalização. Existem Instituições
Sociais não reconhecidas, mas que se institucionalizaram e atendem alguma necessidade especial, como exemplo o “jogo do bicho” que é reconhecido e aceito mesmo sendo ilegal, porém a maior parte das Instituições fundamentais além de legitimadas pela aceitação social são legalmente instituídas.
CONCEITOS DE INSTITUIÇÃO SOCIAL
Instituição Social é um sistema complexo e organizado de relações sociais relativamente permanentes que incorpora valores e procedimentos comuns e atende algumas necessidades básicas da sociedade.
Algumas surgem espontaneamente, no decorrer do tempo, e suas normas podem estar firmadas em leis ou regulamentos, essas instituições vão se desenvolvendo conforme a necessidade de um povo.
O PROCESSO DE INSTITUCIONALOZAÇÃO
O processo ocorre quando s atividades seguem um padrão, uma rotina e são esperadas e aprovadas para atingir resultados importantes; desenvolve um sistema de normas, status e papéis sociais que são aceitos pela sociedade, e o comportamento espontâneo e imprevisível acaba por ser substituído pelo comportamento regular e previsível. Temos como exemplo a briga de rua que não é institucionalizada e não segue regras tornando-se imprevisível, enquanto o boxe profissional que é institucionalizado apresenta regras padronizadas e certa rotina como os campeonatos.
SÍMBOLOS CULTURAIS
A maioria das Instituições adota símbolos para representação, que servem como lembretes, como um país e sua bandeira, futebol e bandeira, família e aliança, igreja e crucifixo, empresas e logomarcas entre outros.
RESUMO CAPÍTULO 7 E 8 DO