Imunologia aplicada a pratica medica
Abertura: 30.10 Fechamento: 03.11
Estressado e irritadiço, Fernando, de 41 anos de idade procurou atendimento médico na Unidade Básica de Saúde do seu bairro. Apresentava lesões típicas de herpes simples labial, linfadenopatia cervical e dificuldade no selamento dos lábios. Questionava ao médico porque suas barreiras e células de defesa não eliminavam de vez a doença e se havia alguma forma de aumentar sua imunidade.
Palavras desconhecidas: LinfadenopatiasSegundo passo:
Homem adulto estressado e irritadiço recebeu o diagnostico de herpes simples labial com linfadenopatias cervical devido a baixa imunidade
Terceiro passo – hipóteses:
Fernando apresentou imunidade baixa devido a seu elevado quadro de estresse e irritabilidades.
Estresse altera a homeostase do organismo, pois desencadeia alterações neuroendócrinas que influenciam o sistema imune.
Os linfonodos possuem a atuação de armazenamento de células de defesa
A presença de linfoadenopatia cervical em Fernando indica hiperfunção dos linfonodos, causada pela herpesA linfodenopatia esta localizada na região cervical nessa situação, devido a proximidade com o local da inflamação (herpes)
A maturação das células de defesa T ocorre no timo, onde são transformadas em cd4 e cd8Todas as células de defesa são produzidas na medula óssea vermelha e serão maturados na medula óssea vermelha e no timo.
O baço é um órgão auxiliar do sistema imune, visto que a partir de certa idade atua como um linfonodo já que sua função é substituída pelo fígado.
O sistema inato ou inespecífico é a primeira barreira apresentada pelo corpo na defesa dos micro-organismos sendo inespecífica para quaisquer antígenos
As barreiras do sistema imune inato ou inespecífico podem ser barreiras anatômicas, como a pele e pelos, ou barreiras químicas, como acida clorídrico do estomago, enzimas salivares, pH vaginal, lagrimas, muco nasal, suor, cerúmen.
Imunidade é capacidade do organismo se defender contra diferentes