Império Inca
O Império Inca
Um império formado por indígenas na região dos Andes, América do Sul, o Império Inca englobava as regiões do Peru, Equador, Bolívia, norte da Argentina e Chile.
Era um estado nação governado pelo Sapa Inca, Imperador também conhecido como Intip Cori, Filho do Sol.
Segundo os historiadores, o Império Inca iniciou-se no século XII, tendo como primeiro governante Manco Capac. A Capital do Império era a Cidade de Cuzco, o Umbigo do Mundo.
No reinado do Imperador Pachacuti, os incas passaram a expandir seus domínios. Valendo-se de um disciplinado exército, os incas formaram um grande império na América do Sul. Este império apaziguou varias tribos indígenas de diferentes idiomas. Com a formação do império, o Quichua passou a ser o idioma mais falado no território inca.
Organização Econômica e Social Inca
A sociedade inca era dominada pelo imperador, considerado um Deus por seus súditos. Os seus parentes assumiam as funções de chefes militares e líderes religiosos. Artesãos e camponeses formavam a camada menos favorecida da sociedade.
A maior parte da população vivia em Ayllu, aldeias. A maioria tornou-se agricultores que cultivavam diversos alimentos. Eles plantavam batatas, milho, pimentas, algodão, amendoim, mandioca e quinua.
Eles também praticavam a caça, usando flechas e zarabatanas. Os incas abatiam javalis, cervos, aves e peixes. Usavam um animal semelhante ao camelo como meio de transporte, o Ihama.
Os antigos chefes locais tornaram-se nobres com o titulo de Curacas. Eles continuaram a exercer a autoridade sobre as suas tribos, no entanto tiveram que jurar lealdade aos imperadores Incas.
Os produtos agrícolas eram aceito como pagamento de impostos aos curacas, que por sua vez entregavam uma parte ao imperador.
Com o crescimento do território, os Incas construíram estradas visando a integração das regiões do Império. Foi criado um sistema de correio conhecido como Chasqui. Um grupo de Chasquis, carteiros, revezavam de