Império Inca
Localização do Império: O império Inca situava-se na América do sul, na cordilheira montanhosa dos Andes. Atingiu o seu apogeu um século antes da chegada dos Espanhóis ao Novo Mundo. Teve uma curta duração, devido à invasão espanhola. O povo Inca teve o seu início com uma pequena chefia tribal na área de Cuzco, que se veio a tornar a capital império.
Os Incas são notáveis por muitos traços:Construção de cidades. São lendárias as suas muralhas construídas sem cimento, compostas com enormes pedras cortadas de modo irregular mas tão ajustadas umas às outras que a lâmina de uma faca não consegue penetrar entre elas. São várias cidades famosas, das quais se destacam Cuzco ”umbigo do mundo”, e Machu Picchu
Como eram construídas as cidades? Com enormes blocos de pedra, retirados das pedreiras, picados e martelados e arrastados por rampas de terra ou sobre rolos.
A pedra era trabalhada e polida.
Um antigo cronista , Pedro de Ondegardo, escreveu serem necessários 20 homens e 1 ano inteiro, para colocar no lugar uma só das grandes pedras.
Política:A civilização inca passou a tomar a feição de um grande império a partir do governo do imperador Pachacuti, que incorporou outras populações ao poderio inca militarmente. O imperador era chamado de “O Inca” ou
“Sapa Inca”. O Sapa Inca era o principal guardião de todos os bens pertencentes ao Estado, incluindo a propriedade das terras.
Os terrenos cultiváveis eram divididos em três parcelas distintas:
A terra do Inca, destinada ao rei e seus familiares;
A terra do deus-sol, controlada pelos sacerdotes;
E a terra da população.
O Sapa Inca era venerado como descendente do deus-sol Inti, sendo carregado em liteiras com grande estilo. Usava roupas, cocares e adornos especiais que demonstravam sua superioridade.
Vida Social:Os Incas vestiam de forma simples, com túnicas cujo desenho e acabamento variava segundo a importância social. A sociedade inca era estratificada e dividida em