Impostos
Mesmo antes do surgimento da moeda, os homens já realizavam trocas de bens e serviços, ou seja, o preço de algo era o que você podia oferecer em troca. Na sociedade em que vivemos então, nem se fala, tudo tem um preço: a remuneração do trabalhador é o preço de seu serviço, por exemplo.
Sabemos que o Estado possui uma série de obrigações, e que ás vezes não são cumpridas, como: saúde, educação, segurança, infraestrutura. Obviamente, tudo isso também possui um custo, e alto por sinal. Portanto, como o Estado faz para cumprir essas atividades? De onde vem esse dinheiro? Como é cobrado?
O esclarecimento de dúvidas como estas é o propósito a ser conquistado com este trabalho, que contém fatos relevantes sobre aqueles, ás vezes, sutis acréscimos em dinheiro cobrados pelo governo diariamente, e que acabam o tornando cada vez melhor financeiramente: os IMPOSTOS.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 DIFERENÇA ENTRE IMPOSTO E TRIBUTO
Primeiramente antes de iniciar os relatos sobre impostos, há a necessidade de eliminar talvez, alguns conceitos que proporcionam equívocos em determinados momentos. Trata-se da diferença entre imposto e tributo. É relevante saber para obter um bom entendimento de todo este assunto.
TRIBUTO: é o valor cobrado do cidadão pelo governo, e que todos são obrigados a pagar. Existem várias maneiras de o governo cobrar tributos.
Os três nomes mais conhecidos do tributo são: IMPOSTO, TAXA e CONTRIBUIÇÃO. Estes conceitos não significam a mesma coisa.
Mas é importante saber que os três termos, caracterizam um tributo.
2.2 O QUE SÃO IMPOSTOS?
Nós consumimos, isso é fato, o país gira em torno do comércio, da importação, da exportação, há a necessidade de relações econômicas de compra e venda na sociedade que é alimentada: pela troca de bens, pelo dinheiro.
E nos bens é que está presente os requisitos para a gestão das atividades a serem proporcionadas a toda população. Os famosos IMPOSTOS, cobrados pelo governo, em todos os tipos de