IMPOSTOS FEDERAIS
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE PERNAMBUCO
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
IMPOSTOS FEDERAIS
ALUNOS:
JULIANNE KACIA ARAUJO DA SILVA
JEFFERSON ANDRÉ DA SILVA
PAULA ROBERTA M. DE SOUZA
AUCILENE GOMES DA SILVA
ELIANE MARIA GOMES DA SILVA
MARIA DOS PRAZERES S. DE B.
LUIZ GUSTAVO OLIVEIRA B. DA SILVA
2º ANO CONTÁBEIS
ORIENTADOR: BENEVOLO GALINDO
RECIFE-PE
2014
INTRODUÇÃO
É de conhecimento geral que todos nós pagamos impostos, que direta ou indiretamente a estrutura administrativa de um país é composto de forma a assegurar ao estado, seja ele federal, estadual ou municipal a arrecadação de impostos dos contribuintes. Os impostos que pagamos podem ser federais quando é destinado ao governo federal, estaduais quando é destinado ao governo estadual e municipais quando o imposto for para o governo municipal.
Porém o que é o imposto? o imposto é uma quantia em dinheiro, calculada em moeda oficial do país e geralmente baseada em percentuais sobre um fator gerador, ondeesse fator gerador pode ser: Patrimonial, Renda ou Consumo.
Patrimonial – Neste caso os impostos irão incidir sobre determinado patrimônio, como é o caso do IPTU(imóveis), IPVA(automóveis) e ITR (propriedades rurais).
Renda – Neste caso o imposto é calculado considerando a renda de uma pessoa, física ou jurídica durante determinado período. Um exemplo é o Imposto de Renda.
Consumo – Aqui os impostos podem ser cobrados de forma indireta, ou seja, quando uma pessoa adquiri determinado produto ou serviço, ela já está pagando o imposto que está embutido no valor da compra. Isto ocorre por exemplo com o ICMS,IPI e ISS.
DESENVOLVIMENTO
Conforme apresentamos na introdução que os impostos são divididos em federais, estaduais e municipais, segue a relação dos principais impostos que são pagos pela população, porém nos aprofundaremos nos impostos federais conforme tema abordado.
Impostos Federais são aqueles destinados à união ou governo federal. São