Importância Jerusalém para Israel
A cidade de Jerusalém tem registros de sua existência desde aproximadamente 4000 anos A.C, sendo mencionada pelo nome de Salém, este fato a coloca entre as cidades mais antigas do mundo continuamente habitadas.
Segundo o texto bíblico de Juízes capítulo 1, a primeira citação do livro sagrado à cidade, dá conta que se tratava de uma cidade Cananéia fortificada que foi tomada e queimada pelos filhos da tribo de Judá durante as primeiras invasões do território cananeu após a morte de Josué por volta do séc. XII A.C.
No segundo livro de Samuel capitulo cinco, o relato bíblico dá conta de que Davi reconquista Jerusalém do domínio dos Jebuseus, tornando-a então, a capital do reino unido de Israel, por volta do ano 1000 A.C. Nesta época a cidade era conhecida como “a fortaleza de Sião” e Davi a chamou de “cidade de Davi”
Caráter Político
A decisão de tornar Jerusalém a capital do reino é emblemática, à medida que, naquele momento político, era necessário demonstrar força a toda a nação que sofria com as invasões dos filisteus, que culminaram com a morte de Saul e seus filhos, bem como as invasões amalequitas das quais o próprio Davi fora vitimado (ver 1Sm 30).
Ao tomar a fortaleza, Davi demonstra força e ao torná-la sua capital transforma-a em um ícone da legitimidade de seu reinado.
Outra questão, que se mostra preponderante, é a localização da cidade, que se revela bastante central em relação a qualquer parte do reino unificado de Israel, posição estratégica, tanto no que se refere à gestão do reino quanto no que se refere à defesa da cidade, ficando esta longe das fronteiras com outros reinos.
Figura 1 – O Reino Unido de Israel
Fonte: Bíblia de Estudo de Genebra
Após