A COLEÇÃO DOS “SALMOS PARA DAVI”: TEMAS CENTRAIS
Cleber Santos de Lima
Resumo
Os “Salmos para Davi” tem papel importante na história de Israel, onde em meio às guerras e conquistas, temos o rei Davi e os salmistas que escreveram para elese expressando diante dos problemas, das aflições, de situações concretas do cotidiano do povo.A coleção dos “Salmos para Davi” mostra a importância do monarca na tradição e na teologia do Antigo Testamento.Outro elemento importante na coleção é a cidade de Jerusalém, onde temos profetas e salmistas olhando para Cidade Santa em termos teológicos.A aproximação sociocultural, política e religiosa do contexto em que os “Salmos para Davi” foram compostos são importantes para a compreensãodo lugar dos Salmos na vida do povo e o contexto vivencial em si.
Palavras-chave: Salmos; Davi; Jerusalém; Sião
Introdução
A presente pesquisa se refere ao livro de Salmos, preferencialmente aos “Salmos para Davi”, que são 74 no total.Procurarei fazeruma aproximação geral dos Salmos, como datação, autoria, contexto político, questões sociais, teologia e outros aspectos que possam ser conhecidos a partir dessa coleção.
Descreverei a importância do monarca Davi na tradição e na teologia do Antigo Testamento, narrarei como na história do povo de Israel os Salmos eram vivenciados no dia a dia, com ênfase na oração, no louvor e nas festas, e como os Salmos faziam parte da comunidade no culto.
Mostrarei alguns aspectos da teologia Davídica, como gêneros literários presentes na coleção dos “Salmos para Davi”. A quem era mais indicado o uso desses Salmos, referindo a sua aplicação na comunidade de Israel na época, definindo os conceitos desses gêneros.
A presente narração é relevante por que pretende mostrar a centralidade de Jerusalém neste conjunto de salmos, como capital de Israel, centro político-religioso de todas as tribos, sede da monarquia e centro de adoração a Deus em todos os cultos efestividades.
Por fim, faremos uma aproximação