pano de negocios
Versículo Chave: "Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire conhecimento" (Pv 3.13)
Tema Central: Sabedoria para um viver justo, uma vida correta.
O Antigo Testamento hebraico era dividido em três partes: a Lei, os Profetas e os Escritos (Lc 24.44).E na terceira parte (escritos) estavam os livros poéticos e sapienciais, a saber: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares. Semelhantemente, o Israel antigo tinha três categorias de ministros; os sacerdotes, os profetas e os sábios. Estes últimos eram especialmente dotados de sabedoria e conselho divinos a respeito de princípios e práticas da vida. O livro de Provérbios representa a sabedoria inspirada dos sábios. O conteúdo de Provérbios representa uma forma de ensino comum no Oriente Próximo antigo, mas no caso deste livro, sua sabedoria é diferente porque veio da parte de Deus, com seus padrões justos para o povo do seu concerto. O ensino mediante provérbios era popular naqueles antigos tempos, em virtude da sua grande clareza e facilidade de memorização e transmissão de geração em geração.
O que são provérbios?
O título em hebraico (provérbios de salomão -mishle shelomoh) - significa as analogias ou máximas de Salomão, na verdade designa um controlador princípio de vida, expresso por analogias.
Um provérbio é um ditado, comparação, ou pergunta breve e concisa, expressando um princípio ou uma observação em torno do comportamento humano do ponto de vista de Deus.
Podemos dizer também que Provérbios são sentenças curtas tiradas de longas experiências.
Alguém disse que Provérbios é uma coletânea de máximas, organizadas em poema didático, que gira em torno de um tópico geral - a Sabedoria.
Autoria
O título geral deste livro é: "Provérbios de Salomão, filho de Davi" (Pv 1.1). Salomão, rei de Israel, era filho de Davi e de Bate-Seba. Ele reinou por quarenta anos, de 970 a 930 aC, assumindo o trono quando tinha cerca de vinte anos de idade. Sem dúvida