Importância ecológica da Vila de Paranapiacaba
ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL
ENGENHARIA AMBIENTAL
A importância ecológica e histórica da
VILA DE PARANAPIACABA
Prof. _____________________________
2013
NOME e RA
TEMA DO TRABALHO
A Importância Ecológica E Histórica Da Vila De Paranapiacaba
SUMÁRIO
Introdução
A Serra de Paranapiacaba conta com diversos instrumentos legais de proteção. Além dos Parques e Estação Ecológicos ali existentes, o território é abrangido pela APA da Serra do Mar, criada em 1984, Área Natural Tombada pelo CONDEPHAAT em 1985, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, declarada em 1991 e Sítio do Patrimônio Natural Mundial - Mata Atlântica – Reservas do Sudeste SP/PR, declarado em 1999, esses dois últimos reconhecidos pela UNESCO. Em 2008, por ocasião da criação do Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga, o trecho da APA da Serra do Mar sobre os territórios quilombolas, vizinhos de Intervales, foi ajustado e renomeado para APA Quilombos Média Ribeira.
Além disso, os Vales do Ribeira e Paranapanema e o bioma presente – Mata Atlântica – são especialmente protegidos pela Constituição Brasileira e Constituição Paulista, bem como as cavidades naturais subterrâneas, ou cavernas como são comumente conhecidas.
Este capítulo discorrerá brevemente sobre cada um desses diplomas, além de outras questões legais específicas, de modo a contextualizar e subsidiar a gestão. Ao final, incluímos também uma compilação das normas legais de uso mais frequente com o mesmo objetivo.
Importância das Unidades de Conservação
A Vila de Paranapiacaba, em Santo André, na região metropolitana de São Paulo, é cercada pela Mata Atlântica da Serra do Mar, e se tornou testemunha dos tempos áureos da ferrovia inglesa São Paulo Railway. Durante o século XIX, ela transportava