trabalho
A Vila de Paranapiacaba, pertence ao município de Santo André, embora não faça limite com o mesmo, e esteja a uma distancia de 35km de seu centro, esta situada no Alto da Serra do Mar, fazendo limite com as cidades de Rio Grande da Serra, Cubatão e Santos. A Vila está localizada na região Sudeste do município de Santo André, entre o Planalto Paulista e a Serra do Mar. Está a 60 Km de São Paulo capital.
A região é composta por Mata Atlântica, fazendo parte da Reserva da Biosfera. O Parque Natural de Paranapiacaba é uma Unidade de Conservação que garante a preservação de toda a área verde no entorno da vila. No distrito, estão presentes várias reservas ecológicas e nascentes, com a presença de plantas e animas exóticos.
Sua origem histórica está vinculada com transporte ferroviário de café em São Paulo. Em junho de 1860 o governo Imperial aprovou os estatutos da estrada de Ferro Santos Jundiaí, a primeira linha férrea de São Paulo, que recebeu o nome de São Paulo Railway Company Limited- SPR, uma vez que apenas 10 por cento do capital era do Barão de Mauá e seus sócios o restante pertencia a capitalistas ingleses. No mesmo ano inicia-se a construção da ferrovia, que devido a uma diferença de nível de 800 metros na escarpa do planalto, foi adotado o sistema funicular de planejamento da estrada, o qual realizava uma composição para servir de contra-peso à outra, cada uma em uma ponta do cabo. Em 1866 foi inaugurado o primeiro plano inclinado da serra.
As estradas de ferro em São Paulo foram construídas obedecendo aos interesses capitalistas da burguesia cafeeira e, portanto não tiveram um planejamento prévio. Foram necessárias várias retificações em seu traçado e muitos trechos foram inutilizados com a decadência da venda de café. E por consequência da decadência do café, outros cenários foram atingidos por que existiam em função da ferrovia e foram perdendo suas funções originais, que foi o caso da Vila de Paranapiacaba tinha como sua principal