relatorio saida campos do jordão botanica
RELATÓRIO DE BOTÂNICA
SAÍDA À CAMPO- PARAPIACABA
Profº Jurandyr Carvalho
ANA CAROLINA COVASKI
MARIA JÚLIA VILANI NAMAN
São Paulo
2014
Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba
Introdução
Foi realizada pelo professor de Botânica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Jurandyr Carvalho, uma saída à campo para o Instituto de Botânica de Paranapiacaba com seus alunos da segunda etapa. A Reserva está localizada nas bordas do Planalto da Serra do Mar, próxima a Vila de Paranapiacaba, em Santo André (SP). A palavra Paranapiacaba tem origem indígena e significa “lugar de onde se avista o Mar”. A Reserva possui 336 ha, com cobertura predominantemente de Mata Atlântica, cuja principal característica é a grande diversidade em espécies vegetais. É destinada ao desenvolvimento de pesquisa e atividades educacionais de caráter não perturbatório.
Os projetos são desenvolvidos por pesquisadores do Instituto de Botânica e de outras universidades, atendendo a cursos de graduação e pós-graduação em estudos sobre a biodiversidade (fauna e flora), em pesquisas não predatórias, com algumas áreas de conhecimento pesquisadas: algas, fungos, briófitas, pteridófitas, fanerógamas, fisiologia de plantas, aranhas, opiliões, anfíbios, répteis, aves, mamíferos, peixes, entre outros.
DIVERSIDADE
Nessa reserva pode-se encontrar inúmera diversidade de plantas, quanto de animais.
Conforme íamos fazendo a trilha, o professor parava para explicar qual a espécie da planta e para o que ela servia. Das espécies observadas podemos citar:
Palmito-juçara – Euterpe edulis
Família: Arecaceae
O palmito-juçara é uma palmeira nativa da Mata Atlântica e conhecida principalmente pelo seu palmito comestível, que é muito apreciado. Seu estipe elegante é delgado, cilíndrico e único, ou seja, ele não forma touceiras, nem apresenta capacidade de rebrote após o corte, o que sempre provoca a morte da planta. Seu porte é médio, alcançando em média de