Importância dos mitos para a história
Os mitos são como uma dimensão vertical que se ergue sobre a dimensão horizontal dos fatos humanos. Os mitos nos levam a entender o tempo e o espaço cotidianos pelo espaço e o tempo sagrado. Devido a isto, nas linguagens míticas os relatos sempre começam com a expressão “naquele tempo” ou “no princípio”.
Os mitos serviam para explicar os fenômenos da natureza (Ex.: Sol, Chuva, Neve, Granizo) e também sentimentos (Ex.: Ódio, amor, amizade). Porque naquele tempo não tinham a tecnologia que temos hoje para explicar porque o sol não aparece á noite, por exemplo. Por que não vemos as estrelas de dia?
Os mitos nos servem de modelo e de referência para toda atividade e possuem uma dimensão de eficácia. Através do rito, por assim dizer, eles têm uma espécie de âmbito mágico que produz resultados. O rito não é uma simples encenação ou uma repetição, ele é uma ação que produz resultados, e orienta a cotidianidade humana. Assim como nos atos arquetípicos de fundação do mundo e de estabelecimento dos pontos cardeais.
Os mitos são importantes para entendermos o passado, porque aquele povo pensava isso? Acreditava nos deuses?
O mundo é considerado como oriundo de um caos e de um espaço não organizado. Os ritos fazem-nos lembrar, por exemplo, a fundação