Importância do contrato no negocio juridico
Uma diferença que se observa entre o contrato e o acordo é que no primeiro vai externar inicialmente a vontade existente entre as partes, enquanto no segundo colocará fim a vontade já existente entre seus pactuantes.
O contrato ocorre quando as partes contratantes reciprocamente, ou uma delas assume a obrigação de dar, fazer ou não fazer alguma coisa. Evidencia-se, por isso, que o contrato tem por efeito principal a criação de obrigações, que são assumidas pelas partes contratantes ou por uma delas. Em Razão disso, fundamentalmente, o consentimento das partes mostram-se elemento de valia para sua feitura. O contrato é bilateral, ou seja, são duas manifestações de vontade coincidentes sobre o objeto. Essa coincidência chama-se consentimento mútuo, que se verifica nos contratos em gerais. Quando aludimos a duas vontades, falamos de duas partes e não de duas pessoas. Parte e pessoa não se confundem, pois a parte, como centro de interesses, pode se compor de várias pessoas.
Para Marcos Bernardes de Mello acordo são os “negócios jurídicos plurilaterais, ou seja, que envolvem mais de duas partes e se destina a adoção de decisões comuns em assuntos de