Importância do aquecimento
O aquecimento prévio à atividade física é de extrema importância, pois faz parte da preparação antes de se iniciar uma aula ou até mesmo um treino. O principal objetivo do aquecimento é preparar o corpo para aguentar os movimentos que vão ser realizados. Este deve ser feito antes de se iniciar qualquer tipo de atividade física.
O aquecimento deve ser gradual e suficiente para aumentar a temperatura muscular e central, sem causar fadiga nem reduzir as reservas de energia.
Para tirar proveito dos possíveis benefícios da maior temperatura corporal, o indivíduo deveria iniciar a atividade alguns minutos após o fim do aquecimento. Deve-se iniciar o aquecimento com exercícios suaves (executados de forma lenta e controlada), incidindo especialmente nas zonas que irão ser solicitadas na atividade. Estes exercícios devem fazer-se procurando atingir a amplitude máxima das articulações, mas sem esticões ou insistências.
Seguidamente, deve fazer-se algum exercício geral (como andar, correr lentamente, saltitar, etc.) que ativará o aparelho cardiorrespiratório e todas as reações bioquímicas necessárias à produção energética nas células musculares.
Benefícios:
*Reduz as tensões musculares e induz o corpo ao relaxamento;
* Previne lesões (distensões musculares, entorses);
* Melhora a postura e o esquema corporal;
* Ativa a circulação;
* Reduz a ansiedade, o stress e a fadiga;
* Melhora a atenção;
* Previne dores.
Possível aquecimento:
O aquecimento básico tem entre 8 a 15 minutos, mas quanto mais intensa for a atividade a realizar maior terá que ser o tempo de aquecimento. Sendo assim, o aquecimento que eu sugiro é: movimentos de cabeça de um lado para o outro, para cima e para baixo; girar os braços para trás e em seguida para a frente; abrir braços e pernas simultaneamente; colocar as mãos no chão e levar uma das pernas atrás e esperar 10 a 20 segundos; fazer o mesmo com a outra perna; com as