a importancia do aquecimento na pratica de atividade fisica e prevenção de lesões
Cada dia mais, o homem aumenta sua procura pela prática de atividades físicas, a fim de combater o sedentarismo e melhorar sua qualidade de vida. Mas para praticar um exercício físico de forma saudável e segura é necessário que antes dessas atividades haja um aquecimento que vise preparar o corpo do praticante para tais atividades. O aquecimento realizado antes de qualquer modalidade esportiva constitui hoje a regra aceita por atletas e esportistas em geral. O aquecimento em combinação com uma série de alongamentos específicos executados antes e também após os treinos e competições formam a base para um melhor desempenho além de prevenir lesões características do esforço físico. Buscaremos, portanto, conhecer mais sobre o aquecimento e a partir da revisão de literatura abordar os benefícios do aquecimento na perspectiva de melhorar o desempenho do atleta. Toda via a literatura ainda se mostra muito escassa ao abordar sobre os aspectos do aquecimento antes de qualquer atividade física. No decorrer, dos estudos serão abordados os efeitos do aquecimento e porque ele trás benefício para um futuro exercício físico diante de olhares de autores e pesquisadores sobre o tema.
Sob o termo aquecimento pode-se entender todas as medidas que servem como preparação para o esporte (seja para treinamento, lazer ou para competição). O aquecimento visa à obtenção do estado ideal psíquico e físico, a preparação cinética e coordenativa e a prevenção de lesões. (WEINECK, 1999, p.617).
São várias as formas de aquecimento existentes, entre as quais se destacam aquelas cuja importância é totalmente comprovado por autores, devido sua eficácia.
O aquecimento é classificado em: geral, especifico, assim também como ativo, passivo, mental ou em combinações. (WEINECK, 1999, p.617).
O aquecimento conhecido como geral tem como objetivo provocar um funcionamento do organismo de forma que este se torne mais ativo, através de exercícios que trabalham os grandes