A importancia do aquecimento na atividade fisica
O AQUECIMENTO é a primeira parte da atividade física e tem como objetivos preparar o atleta/praticante tanto fisicamente como psicologicamente para a atividade física.
A realização do aquecimento visa obter o estado ideal psíquico e físico, prevenir lesões e criar alterações no organismo para suportar um treino, uma competição ou simplesmente uma atividade de lazer, onde o mais importante é o aumento da temperatura corporal do praticante.
Faz também com que o sistema nervoso central saiba que se está a iniciar uma atividade, aumentando a velocidade de transmissão de impulsos nervosos.
Aquecimento geral
O aquecimento geral deve possibilitar um funcionamento ativo do organismo como um todo. Para isso, deve-se fazer exercícios que utilizam grandes grupos musculares. Correr, pedalar e caminhar são bons exemplos. Os principais objetivos fisiológicos gerados são: obter um aumento da temperatura corporal, da temperatura da musculatura, preparação do sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade. No lado preventivo, o aumento da temperatura corporal resulta em uma redução da resistência elástica e da resistência do atrito. A musculatura, os ligamentos e os tendões tornam-se mais elásticos e menos suscetíveis a lesões ou ruturas.
Aquecimento específico
Já o aquecimento específico, como o próprio nome refere, utiliza exercícios específicos para uma determinada modalidade. Aqui, os exercícios devem utilizar a musculatura exigida na atividade física que será feita em seguida. Nota-se que o aquecimento específico deve ser feito após o aquecimento geral, com exercícios direcionados aos principais grupos musculares que serão exigidos durante a próxima a atividade.
Fatores que influenciam no aquecimento
Idade
Variação do tempo e da intensidade de acordo com a idade. Quanto mais velha é a pessoa, mais cuidadoso e longo o aquecimento deve ser.
Estado de treinamento
Quanto mais treinada a pessoa é, mais