Importancia do aquecimento
Quando falamos de um bom aquecimento, estamos a preparar o individuo tanto fisicamente como psicologicamente para a realização de exercício fisico, falamos da grande importância de obter um aumento de temperatura corporal o que é indispensável antes de qualquer realização de actividade física seja em treinamento, na competição ou no lazer pois tem como objectivo preparar o nosso organismo para qualquer tipo de esforço físico, preparando o corpo para vários movimentos e evitando lesões, actuando também contra as dores do corpo. Existem dois tipos de aquecimento, o aquecimento geral e o aquecimento específico.
No aquecimento geral, o objectivo é obter um aumento de temperatura corporal, e preparação do sistema respiratório para actividade e desempenho; devemos fazer exercícios que utilizam de grandes grupos musculares (saltar a corda e correr são dois exemplos do aquecimento geral). No aquecimento específico, em que o objectivo consiste em exercicios de alongamento (exercícios de uma determinada modalidade) que são fundamentais para algumas actividades como ginástica de solo, aparelhos ou acrobática e que devem ser realizados depois do aquecimento geral.
Factores que influenciam o aquecimento:
• Idade Variação do tempo e da intensidade de acordo com a idade. Quanto mais idade tiver a pessoa em questão, mais cuidadoso e gradual deve ser o aquecimento, ou seja, mais longo.
• Estado do treino
Quanto mais treinada é a pessoa, mais intenso deve ser o seu aquecimento. O aquecimento deve ser ajustado consoante a pessoa e consoante a modalidade. É indicado nunca fazer atividades ou exercícios os quais não se está acostumado.
• Disposição Psíquica
A falta de motivação reduz os efeitos do aquecimento.
• Período do Dia
Pela manhã o aquecimento deve ser mais gradual e mais longo, durante à tarde o aquecimento pode ser mais curto, e durante a noite já deve ter características