Importância das recompensas e dos benefícios
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
Importância das Recompensas e dos Benefícios
THAÍS BATISTA
DOCENTE: Roberto Ruiz
CUIABÁ-MT
OUTUBRO/2011
SISTEMAS DE RECOMPENSAS
O processo de recompensar pessoas ocupa lugar de destaque dentro da Gestão de
Pessoas, constituindo-se o maior desafio dessa área. A importância desse processo nas organizações remete à idéia que a área de Recursos Humanos também deve ser tratada estrategicamente, reportando aos sistemas de recompensas a necessidade de alinhar-se com os objetivos da empresa.
Um adequado sistema de recompensa é aquele que se faz justo e objetivo na percepção dos seus destinatários, uma vez que a recompensa é o elemento fundamental na condução das pessoas em termos de retribuição e reconhecimento do seu desempenho na organização.
Contudo, para o sucesso desse sistema é necessário também fomentar ações e comportamentos que estejam em conformidade com os objetivos da empresa.
Uma vez implantado, os sistemas não se constituem um modelo fixo, devem ser acompanhados atenciosamente na sua articulação com os outros elementos organizacionais, garantindo assim o cumprimento dos objetivos estabelecidos.
Os sistemas de recompensas se compõem da combinação entre: recompensa base, conhecida como salário, incentivos salariais, que estão ligados ao desempenho individual ou em grupo, e benefícios, que segundo Milkovick e Boudreau (2000), representam os aspectos indiretos da remuneração fora do trabalho.
É nítida a tendência que esses novos sistemas apresentam em se adaptar cada vez mais às diferentes expectativas, desejos, necessidades e conveniências individuais das pessoas.
O principal interesse das organizações em fazer com que os sistemas de recompensas cumpra tal função deve-se a necessidade de zelar pelo seu capital humano, contribuindo para a sua satisfação e motivação, que seja por meio de incentivos ou benefícios,