Sistemas de Remunerações
Nota: O trabalho rege-se segundo o antigo acordo ortográfico
Índice
Introdução
As organizações estão constantemente a averiguar formas inovadoras de melhorar o seu desempenho, repensando as suas estratégias de gestão organizacional, revolvendo as suas estruturas empresariais, e reagrupando os seus recursos, com vista a uma maior eficácia. Estes fenómenos são contínuos, sobretudo no contexto actual, o que se reflecte necessariamente na crescente necessidade de realizar uma gestão global e cuidada do sistema, adequada às iminências da empresa.
As pessoas são, cada vez mais, o recurso mais importante existente nas empresas, mais importantes inclusivamente que os recursos financeiros e tecnológicos, uma vez que são o único recurso impossível de se copiar. E é neste sentido que representam o factor diferenciador entre as demais empresas do mesmo sector. Assim sendo, e nos dias que correm, é cada vez mais pertinente que a gestão dos recursos humanos assuma um papel importantíssimo no quotidiano organizacional.
Ora se o factor humano é o recurso estratégico e o elemento diferenciador relativamente à concorrência, a atração e retenção e motivação dos melhores recursos humanos existentes no mercado de trabalho, constitui um factor da máxima importância para o sucesso e prosperidade das organizações. E como é que se atrai, retém e se motiva os colaboradores?
O presente trabalho tem como objectivo tentar dar resposta a esta pergunta, procurando relacionar os sistemas de recompensas com a atracção e retenção de talentos.
Com este trabalho pretendemos analisar os conceitos teóricos dos sistemas de remuneração e recompensas, e do processo de atracção e retenção de recursos humanos, tentando relacionar estes dois tópicos, e perceber que relação existe entre os mesmos.
Desenvolvimento teórico
Os sistemas de Recompensas