Importância das cores
A Importância das CORES
23 de maio de 2012 por: Jorge Elói
Desde o momento que abrimos os olhos, as cores têm um papel importantíssimo na forma como percebemos o mundo. Sendo assim, de uns anos para cá, a psicologia tem-se interessado pelas Cores e quais os efeitos, atribuições e associação no ser humano. É uma área de crescente expansão a Psicologia das Cores, tendo associações a várias outras áreas, como na Psicologia Ambiental, nas cores utilizadas de forma a otimizar o comportamento desejado. Associada também à área do Marketing, no sentido que decidir quais as cores para determinado produto chegar até determinado público-alvo.
Atualmente já existem inúmeros estudos, sobre qual é o efeito das cores, e qual a melhor cor quando se pretende determinado comportamento. Hoje vou então falar um pouco sobre as principais cores e as suas atribuições.
AZUL: O azul, é considerada a cor preferida tanto para homens como para mulheres. É considerada a cor da simpatia, da harmonia, da amizade e da confiança. Associada também á fidelidade, à grandeza, à vastidão e eternidade. Considerada pelos artistas uma cor fria, associada ao espiritual.
VERMELHO: A primeira cor que o ser humano vê. Associada ao Amor, porém também ao ódio. É considerada a cor da força, do valor, da atração, do calor, da energia, da paixão, da proximidade e do desejo. Opondo-se ao azul, o vermelho é considerada uma cor quente e associada ao físico/corporal.
AMARELO: É preferida por pessoas mais velhas. É considerada a cor mais contraditória, visto estar associada ao otimismo, mas também ao nojo, à mentira e à inveja. Associada ao entendimento, mas também aos desprezíveis e aos traidores.
VERDE: Associada à fertilidade, à natureza, à esperança, ao tranquilizante, à falta de juventude, á imaturidade e ao venenoso. Simboliza a cor do útil e da burguesia.
PRETO: Por muitas pessoas, não considerado um cor, mas sim a ausência de branco. Associado ao fim, à