A importância das cores na Sinalização de Segurança
A importância das cores na
Sinalização de Segurança
Marize Alonso, Petra Melo, Nadiane
Gomes e Rafael Ferreira
IFPE Campus Ipojuca – Curso
Segurança do Trabalho – módulo III
26/03/2014
A importância das cores na Sinalização de Segurança do trabalho
A cor exerce três ações: impressionar, expressar e construir. A cor é vista e impressiona a retina, é sentida e provoca emoção, constrói uma linguagem que comunica uma ideia. As cores condicionam o ambiente de forma mais rápida, auxiliam na higiene, organização e segurança, facilitam a identificação, porque a interpretação visual é automática e dinâmica.
A aplicação das cores é considerada em diversos campos do conhecimento humano: na psicologia, medicina, ergonomia e segurança do trabalho. A psicodinâmica das cores faz parte da nova ergonomia, que é muito importante para o ser humano, porque está presente nos ambientes, equipamentos e no seu cotidiano laboral. Todo ambiente deve se adequar as necessidades do homem e a cor é fundamental para interagir positivamente, tornando o ambiente mais saudável.
Diversas experiências em Indústrias demonstram que o uso adequado de cores no local de trabalho, contribui para a Segurança, produtividade, eficiência, conforto e bem estar dos trabalhadores. As cores criam harmonia sobre algumas partes de equipamentos, quebram a monotonia e ajudam na concentração dos trabalhadores.
Normas nacionais e internacionais padronizaram o uso das cores na segurança e também na higiene industrial. A NR 26 determina que sejam adotadas cores para segurança em locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes, nesta norma estão definidas as cores que devem ser usadas para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas e identificando as canalizações das indústrias para a condução de líquidos e gases. A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT possui normas que definem as cores e seus