EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA COLETIVA E INDIVIUAL
INTRODUÇAO
Esse trabalho demostrará a importância do uso de equipamentos de proteção no trabalho, abordando de diferentes maneiras como Equipamento de Proteção Individual e Equipamentos de Proteção Coletivo, enfatizando a importância da sinalização adequada em todo ambiente de trabalho.
Devido à preocupação com a saúde a segurança de todos que estão sujeito a algum tipo de risco exercendo uma atividade profissional, o Ministério do Trabalho, orienta qual a maneira adequada de obter um ambiente de trabalho mais seguro e compatível com o direitos de vida digna.
A necessidade de esclarecer a maneira corretar de interagir com esses dispositivos de suma importância para proteção no trabalho, assim essa pesquisa dispõe de normas de uso, conservação e fiscalização desses, para cada vez mais as empresas sejam mais seguras e confortáveis parar o trabalhador.
DESENVOLVIMENTO
Equipamentos de Proteção Coletiva - EPC é todo dispositivo, sistema ou meio físico ou móvel que protege de forma coletiva os trabalhadores expostos a determinado risco. Como exemplo podemos citar o enclausuramento acústico de fontes de ruído, a ventilação dos locais de trabalho, a proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos, a sinalização de segurança, a cabine de segurança biológica, capelas químicas, extintores de incêndio, dentre outros.
Equipamentos de Proteção Individual – EPI, é todo dispositivo de uso individual que oferece proteção de ameaças à segurança e a saúde no trabalho, como por exemplo, capacete, óculos, protetor respiratório máscara de solda, protetor auricular, luvas botas, dentre outros.
Não é qualquer EPI que atende a legislação e protege o trabalhador. A lei determina que sejam aprovados pelo Ministério do Trabalho, mediante Certificados de Aprovação – CA.
O uso de EPI é obrigatório quando as medidas de ordem geral não ofereçam total proteção o riscos de acidentes ou doenças no trabalho, quando elas estão