Importância da utilização das brincadeiras na educação infantil
CURSO – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL
MATRIZ ANALÍTICA PARA MONTAGEM DO PROJETO DE PESQUISA
TEMA
Educação infantil: Fase escolar primordial para utilização das brincadeiras como instrumento de construção de conhecimento, inclusão e desenvolvimento das crianças.
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Importância da utilização das brincadeiras na educação infantil
PROBLEMA
Como as brincadeiras podem ser inseridas na educação infantil de forma a contribuir com o desenvolvimento das crianças nos primeiros anos da vida escolar?
JUSTIFICATIVA
Grande parte dos sistemas pré-escolares tende para o ensino exclusivo de letras e números (OLIVEIRA, 1990), dando pouca importância as brincadeiras, não percebendo que ao brincar a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e, sobretudo, estimula a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia. É brincando que a criança aprende a lidar com o mundo e formar sua personalidade, recriando situações do cotidiano, experimentando sentimentos básicos como o amor e o medo, além de vivenciar as funções sociais. A falta da brincadeira pode causar isolamento, timidez, agressividade, preguiça, neuroses, vícios e lentidão mental. Nesse contexto, torna-se imprescindível a utilização das brincadeiras no ambiente escolar durante os primeiros anos de vida.
OBJETIVO GERAL
Reconhecer a importância do ato de brincar para as crianças da Educação Infantil, acreditando que é papel primordial da escola estimular o aprendizado de tais habilidades, por meio de atividades simbólicas tão presentes nesse ato.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Conhecer os benefícios das brincadeiras na formação das crianças; - Reconhecer as brincadeiras como instrumento de inclusão social;
- Creditar na escola o ambiente ideal para o desenvolvimento dessas atividades;