Importância da Psicologia da Aprendizagem para a Pedagogia
A pedagogia e a aprendizagem andam juntamente com a psicologia, uma faz menção da outra.
A psicologia mostra que a aprendizagem gera o desenvolvimento pessoal de cada aluno. Essa aprendizagem pode ser dentro ou fora de uma sala de aula. Cada aluno é um ser que faz parte da sociedade, por isso eles não são apenas alunos, mas são também cidadãos.
Rousseau e alguns outros autores apesar de suas diferenças, tem algo em comum que eles compartilham entre si. Eles compartilham o principio de auto-estruturação do conhecimento, isso quer dizer que o aluno assume a responsabilidade de aprender, ou não aprender aquilo que lhe é ensinado, ou seja, o aluno é o responsável do seu próprio processo de aprendizagem.
Existe também outra teoria, que é sobre o processo de aprendizagem por descobrimento.
Essa teoria quer dizer que o aluno pode aprender sozinho através de fatos que ele mesmo descobre. Exemplo: uma criança que ouve uma música com sons de animais, e em seguida começa repetir esses sons, mostra que a criança descobriu sozinha. A descoberta é feita através da curiosidade que a criança tem, enquanto mais curiosa ela for, mas facilidade tem em descobrir e aprender. A motivação está presente em todas pessoas, seja adulto ou criança, todos tem o desejo de explorar, descobrir, aprender e compreender.
Cada teórico contribuiu de alguma maneira para o aprendizado, cada um com sua teoria diferente.
A psicologia está no dia a dia de cada criança, de cada adulto, e suas principais terorias tem sido cada vez mais claras. Exemplo: O Behaviorismo, A Gestalt, A Psicanálise. Essas são teorias que estão bem presentes dentro da vida de um aluno.