Importância da LIBRAS
Os programas de estudos devem ser adaptados às necessidades das crianças e não o contrário, sendo que as que apresentarem necessidades educativas especiais devem receber apoio adicional no programa regular de estudos, ao invés de seguir um programa de estudos diferente. Na escola inclusiva não se deve esperar que o surdo se adapte à escola, mas que esta se transforme para incluí-lo. Os pais precisam optar pelo uso ou não uso da LIBRAS no ambiente escolar, caso optem por esta via de comunicação, a escola tem a obrigação de providenciar um intérprete, porém antes disso, deve facilitar o ensino da mesma aos professores da educação regular que atenderão crianças surdas, como também as demais crianças que desejem aprender a Língua Brasileira de Sinais.
“Para Campbell (2009, p. 99) é essencial que as crianças surdas utilizem a língua de sinais com seus pais, com os profissionais da área educacional e com as pessoas de convívio mais próximo para que se desenvolvam como as crianças ouvintes.”
Em relação ao aprendizado de LIBRAS como L1 e L2, a metodologia é muito diferente, ambos os processos cognitivos divergem de um surdo para um ouvinte. LIBRAS é uma língua visual e própria do surdo e não é fácil para o ouvinte uma língua gestuo visual. A metodologia de matemática utilizada no ensino dos surdos, não modifica muito da que se usa com os alunos ouvintes, embora a linguagem seja diferente,