A Importância das Libras no Brasil
Disciplina: LIBRAS
Atividade Colaborativa
NOME
ELIZABETE DE SOUZA DOMINGOS
RA
9977019813
A Importância das Libras no Brasil
Anhanguera Educacional
2013
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: LIBRAS
Atividade Colaborativa
A Importância das Libras no Brasil
Trabalho desenvolvido na disciplina LIBRAS apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora Alexsandra Aparecida Queiroz.
Anhanguera Educacional
2013
Introdução
A língua de sinais é uma língua usada pela grande maioria dos surdos no cotidiano, sendo o elo que une a comunidade surda. É uma língua espacial-visual, pois utiliza a visão para captar as mensagens e os movimentos, principalmente das mãos.
Desenvolvimento
Libras é uma língua muito rica e completa, coexiste com as línguas orais, mas é independente, possui estrutura gramatical própria, com regras fonológicas, morfológicas, semânticas, sintáticas e pragmáticas. É uma língua lógica e busca atingir todos os objetivos de uma maneira rápida e eficiente, especialmente quando deseja expor necessidades e sentimentos.
O reconhecimento das libras como primeira língua da comunidade surda esta amparada pela lei 10.436 de 24 de abril de 2002.
O Brasil era uma colônia pertencente a Portugal governada pelo imperador Dom Pedro II quando a língua de sinais chegou aqui, especificamente no Rio de Janeiro. Em 1856 o conde francês Ernest Huet, que era surdo, desembarcou no Rio com o alfabeto francês e apenas alguns sinais. Este material trazido por ele deu origem a língua brasileira de sinais. No Brasil o primeiro órgão que começou a desenvolver trabalhos com surdos e mudos surgiu em 1857, Instituto Surdos-Mudos do Rio de Janeiro, hoje o INES.
A iconografia, criação dos símbolos, só foi apresentada em 1873 pelo aluno surdo chamado