Libras
MANUELLA GIL THOMAZ
IMPORTÂNCIA DA LEI DE LIBRAS NO BRASIL
CURITIBA NOVEMBRO/2013
FACULDADE DOM BOSCO
MANUELLA GIL THOMAZ
IMPORTÂNCIA DA LEI DE LIBRAS NO BRASIL Trabalho sobre Fatores dentro do Direito para contribuir com a inclusão de surdos no curso de Direito, apresentado à disciplina de EAD- Libras, do 8º período, diurno, do curso de Direito, da Faculdade Dom Bosco.
Professor: Joelmo Rosa
CURITIBA
NOVEMBRO/2013
1. QUAL A IMPORTÂNCIA DE LEI DE LIBRAS DENTRO DO NOSSO TERRITÓRIO NACIONAL
A Lei Federal 10.436 de 24 de abril de 2002, que reconheceu a língua de sinais como a língua utilizadas por pessoas surdas do Brasil. Desta Forma, o Decreto nº 4626/2005 regulamentou a Lei 10.346/2002, veio como meio legal para a comunicação e forma de expressão das pessoas surdas.
Com o advento e o reconhecimento da Lei, houve um avanço, pois ocorreu uma transformação social no uso de Libras, ou seja, na forma de linguagem dos surdos na forma de se comunicarem e se expressarem.
Assim, a Libras passou a ser reconhecida e percebida, como algo necessario para o desenvolvimento da comunicação entre os surdos, para que pudessem desta forma, terem sua inclusão social e cultural.
A LIBRAS é uma língua visual, onde é através das mãos se pode captar movimentos e mensagens. É uma linguagem rica, pois possuiu estrutura gramatical própria e complexa, com regras fonológicas, morfológicas, etc.
A identidade dos surdos é o conjunto de traços que o distingue dos ouvintes, pois é representado por uma forma especifica, resultando, assim, o modo de comunicação e interação entre surdos.
Infelizmente, ainda existem preconceitos, ocorrendo desta forma o desconhecimento da língua de sinais em espaços públicos, principalmente nas escolas, o que vêem gerando um desrespeito e desvalorização da linguagem.