Importância da gestão de rh nas organizações
Introdução
A introdução do processo de gestão de recursos humanos nas organizações consiste em produzir e sistematizar o campo de conhecimento de gestão de pessoas no contexto organizacional e da sociedade civil organizada.
As teorias geradas a partir deste contexto enfatizam a necessidade de maior compreensão nas relações interpessoais geradas no ambiente de trabalho, O estudo das competências individuais, grupais e de seus processos de comunicação em diferentes sistemas institucionais.
Com a globalização mudanças estão ocorrendo nas organizações, e com elas surgiram novos padrões de gestão, novos processos, tecnologias e ferramentas.
A relação entre as pessoas e organizações
A compreensão das novas formas de trabalho e produção de renda (formal e informal), o caráter das profissões emergentes e das novas competências e culturas; o emprego, desemprego, subemprego e as novas formas de inclusão social do trabalhador se tornaram evidência, segundo Arnaldo Puati Tomás “Ao considerar o potencial humano e as competências como pilares da gestão de pessoas e organizações, passa-se a desenvolver iniciativas no sentido de reconfigurar as condições de trabalho no contexto de novas arquiteturas, buscando fornecer contribuições para o campo teórico e para as práticas de gestão e suas implicações para o estudo do modo de produção, das organizações e das pessoas.” (Tomás, 2009)
A relação entre as pessoas e as organizações, é determinada pelo contexto organizacional em que essas pessoas transitaram, ou seja, a organização influencia a forma com que as pessoas vão se comportar no trabalho, as expectativas que terão e suas frustrações. Partindo do pressuposto de que todas as pessoas são diferentes, tem necessidades e capacidades diferentes, justificam – se as mudanças constantes na área de gestão de pessoas. Então, podemos a partir desse conceito, concluir que: “Sem as pessoas e sem as organizações não