gestão de competencias
GUARAPUAVA
2011
ANDRÉ SALES DE JESUS MACHADO
GESTÃO DE COMPETÊNCIAS E SUA IMPORTÂNCIA NAS ORGANIZAÇÕES
Atividade Interdisciplinar referente as disciplinas de Gestão com Pessoas e Metodologia de Pesquisa, apresentada ao CESUMAR - Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial da avaliação do módulo 2011A.
GUARAPUAVA
2011
SUMÁRIO
1 TEMA 4
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA 4
1.3 JUSTIFICATIVA 4
1.4 OBJETIVOS 5
1.4.1 Objetivo Geral 5
1.4.2 Objetivos Específicos 5
1.5 REFERENCIAL TEÓRICO 6
REFERÊNCIAS 7
1 TEMA
Estudo dos modelos de RH e os principais pontos da gestão de competências, o seu desenvolvimento e a sua importância nas organizações.
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA
Antes de partirmos para a gestão de competências precisamos conhecer e saber como originou a escola das relações humanas, é fato que no inicio do século XX as pessoas trabalhavam para sobreviver, precisavam receber o dia trabalhado para suprir suas necessidades básicas, dentro das organizações, a mão-de-obra entrava em um bolo só na hora de calcular o custo da produção.
Silva (2002) destaca que o estudo de Hawthorne, desenvolvido por Elton Mayo, deu inicio a escola das relações humanas com aspectos organizacionais concentrando-se mais no funcionário e em seu grupo social, passando dos aspectos técnicos e formais para os aspectos psicológicos e sociológicos. O movimento das relações humanas é um esforço dentre diversos teóricos, para fazer os gerentes mais sensíveis as necessidades dos empregados.
Com o decorrer dos anos o funcionário começou a ter uma importância maior nas organizações, antes funcionário hoje colaborador, as grandes empresas tendem atualmente a ver a mão de obra com outros olhos, oferecendo ao gestor de pessoas um grande desafio em escolher o melhor método a ser aplicado em RH.
1.3 JUSTIFICATIVA