Gestão de pessoas
CAPÍTULO 1
INTRODUÇÃO
1. Evolução da gestão de pessoas
1.1 Conceito, Importância e Objetivos
1.1.1. A importância do fator humano nas organizações
1.1.2 O novo papel da gestão de pessoas na organização
1.2 Políticas e práticas na gestão de pessoas
1.3. Posicionamento organizacional da gestão de pessoas
1.4. Atribuições do órgão gestão de pessoas
1.5. Principais diretrizes da gestão de pessoas CAPÍTULO 2 REFERÊNCIAS http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfFFkAB/evolucao-na-gestao-pessoas 1.Evolução da gestão de pessoas
ARH – Administração de Recursos Humanos
É uma das áreas da organização que tem o objetivo de inserir e agregar valores humanos e materiais com metas definidas para atingir os colaboradores nos processos de mudanças para equilibrar as transformações gerenciais que vendo executadas de forma aceleradas devido ao cenário mundial.
Breve histórico do RH
A década de 30 o RH era constituído pelos donos das empresa , Inspirados no Fascismo, utilizavam-se da máxima "manda quem pode, obedece quem tem juízo". Apesar da tirania, era uma área centrada nos resultados.
A década de 40 o RH foi constituído pelos Advogados que eram especialista em entender das leis e não cumpri – las , Getúlio Vargas promulga a CLT, inspirada na carta fascista de Mussolini. Surgem as primeiras juntas trabalhistas e as primeiras reclamações. É um momento marcado pelo antagonismo entre as partes.
A década de 50 o RH era constituído por engenheiros. Fase de industrialização do País onde o Rh se resume a estudos de tempo e movimento. Para as empresas, os Recursos Humanos não são pessoas, mas sim processos. Taylor e Fayol, autores da Teoria Geral da Administração e estudiosos da Administração como ciência são os gurus da época.
A década de 60 Costuma-se chamar de década perdida, já que a filosofia "Paz e Amor" dos hippies transformou-se no Brasil em "Paz dos sindicatos e amor da polícia", referência ao surgimento dos sindicatos