IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A QUALIDADE DE VIDA
1.1 A ATIVIDADE FÍSICA E O CORPO Os exercícios físicos proporcionam inúmeros benefícios vitais às pessoas, por exemplo, a melhoria do condicionamento físico. A resistência muscular se desenvolve juntamente com a força, flexibilidade, agilidade, conseguindo com tudo isto um melhor equilíbrio corporal e coordenação motora. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras. Exercícios básicos aeróbios, como andar, correr, nadar, pedalar devem ser integrados a rotina, sempre baseados em uma alimentação correta. Em qualquer dos casos e em qualquer idade, o praticante de atividades físicas terá sem dúvida, uma condição de vida longeva.
1.2 RELAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA A prática de exercícios físicos é importante a todas as pessoas, independente da faixa etária, porque proporciona bem-estar, sociabilização, gerando uma melhor e maior qualidade de vida - seja emocionalmente, na saúde ou esteticamente. As pessoas portadoras de alguma doença (cardiopatas, hipertensos, diabéticos, osteoporóticos), muitas vezes solucionam, dentro de suas condições físicas, seus problemas vitais através de exercícios físicos bem orientados.
Benefícios:
Emocionalmente ocorre um aperfeiçoamento, pois ao se exercitar a autoestima progride, diminuindo lentamente as emoções negativas.
O sono melhora porque a prática de exercício físico auxilia na manutenção do peso corporal, contribuindo para que a pessoa durma melhor e tenha maior disposição vital.
Hipertensos com o auxílio da atividade física conseguem aumentar a rede de capilares em seus músculos. Assim, o sangue consegue difundir-se com maior facilidade reduzindo a pressão.
O exercício físico fortalece o músculo e aumenta o metabolismo de cálcio fortalecendo assim os ossos.
Quando nos exercitamos regularmente, nossos músculos usam proporcionalmente mais gordura que glicose, e isto mantêm os níveis de glicose sanguínea