Importação
Stock em Portugal, Estoque no Brasil ou Existências (Logística) são designações usadas para definir quantidades armazenadas ou em processo de produção de quaisquer recursos necessários para dar origem a um bem (Filho, 2006, p.62) com a função principal de criar uma independência entre os vários estágios da cadeia produtiva.
Segundo o escritor (Filho, 2006), a administração de matérias é o planejamento, coordenação, direção e controle de todas as atividades ligadas à aquisição de matérias para formação de estoques, desde o momento de sua concepção até seu uso final.
O gerenciamento de estoques é um conjunto de atividades que visa, por meio das respectivas políticas de estoque, ao pleno atendimento das necessidades da empresa, com a máxima eficiência e ao menor custo, através do maior giro possível de capital investido em materiais.
Dessa forma, a gestão de estoque vem com o objetivo de otimizar o investimento em estoques, aumentar o uso eficiente dos meios internos da empresa, minimizando a necessidade de capital investido.
Com base na citação acima do escritor (Filho, 2006) podemos analisar que a gestão de estoque é uma alternativa de baixar custos compartilhado dados de estoque e venda para reposição de mercadoria de acordo com a demanda.
Vantagens de constituir estoques:
Uma das principais vantagens dos estoques é poderem ser usados para enfrentar uma situação de falta, de privação do que é necessário.
Quando apesar de não se verificar uma produção constante, um estoque consegue satisfazer uma procura uniforme.
De modo a enfrentar variações ou balanços da procura, mesmo sendo essa procura mais ou menos constante.
Possibilidade de se poder adquirir a baixos preços para se revender quando os preços são elevados.
Evitar o desconforto devido a entregas e aquisições com elevada frequência.
Em síntese, devido ao fato das operações entre entregas e utilizações se efetuarem a cadências diferentes, pode-se dizer que os estoques servem de reguladores,