Trabalho
JANE SIMÕES – RU: 391155 - Turma: 2009/01
PERLA MENDES DE OLIVEIRA – RU: 389919 - Turma: 2009/01
LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO
BOTUCATU
2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
JANE SIMÕES – RU: 391155 - Turma: 2009/01
PERLA MENDES DE OLIVEIRA – RU: 389919 - Turma: 2009/01
LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E
CONCEPÇÕES DE ENSINO
Produção de Aprendizagem apresentada à UTA – Historicidade no Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor Local: Thaís
Centro Associado: Botucatu
BOTUCATU
2011
Introdução
A comunicação é uma necessidade da natureza humana. Evidencia-se isso pelo fato de o ser humano viver em sociedade, atuar e escolher a ação que melhor conduz seu aperfeiçoamento e plenitude.
O poder da palavra pode ser pensado como agente transformador, veículo e instrumento para circulação de pensamentos, ideias, desejos, anseios, projetos e valores.
Utilizar as diferentes formas de linguagem, é pensar na pessoa transpondo seus limites, sendo influenciado e influenciando intercâmbios, obtendo resultados significativos para a realidade vivenciada no grupo a que pertence. Outro aspecto que podemos observar é que a língua não pode ser reduzida apenas como uma forma de comunicação ou de expressão do pensamento é, também, um fenômeno social e histórico. Portanto, podemos dizer que a língua é uma atividade sociointerativa, pois por meio dela os sujeitos agem uns sobre os outros e realizam suas práticas sociais.
É dentro desse contexto que a metodologia do ensino da Língua Portuguesa deve ser pensada, isso implica dizer que a comunicação é primordial, construtora de significados, devendo assumir seu papel na construção das inter-relações, enredando as pessoas numa prática de intenções, ações e reações.
O papel do professor deve ser o de orientar e o de conduzir um trabalho coletivo, que procure desenvolver