Importação de Suco de Laranja Concentrado
INTRODUÇÃO
Responsável por aproximadamente 25 % da produção mundial, a laranja é um produto de suma importância para a agricultura e economia brasileira. A citricultura mundial é dividida em dois mercados: o de frutas frescas e o de suco concentrado. México e China, em sua maioria, vendem as frutas frescas e destacam-se, como principais exportadores mundiais, já o Brasil e Estados Unidos utilizam mais de 70% das laranjas que produzem para a fabricação de sucos.
O suco de laranja concentrado é comercializado mundialmente e está entre os principais itens de exportação, sendo o segundo produto no Estado de São Paulo, e o oitavo produto em importância nacional. Os maiores mercados consumidores de suco de laranja são a Europa Ocidental, Estados Unidos, Canadá e Japão. Contudo, o consumo brasileiro é de apenas 2 % de sua produção.
A questão das barreiras ao suco de laranja é um velho ponto de discórdia entre os governos brasileiro e americano. Para entrar na Europa, o suco brasileiro é tarifado em 12,2% do valor exportado, diminuindo a sua competitividade no mercado internacional.
1. PRODUÇÃO DE LARANJA E EXPORTAÇÃO DE SUCO CONCENTRADO DE LARANJA
O mercado mundial de laranja apresenta uma forte concentração da produção em duas regiões: Flórida, nos Estados Unidos, e São Paulo, no Brasil. Juntas, essas regiões respondem por 40% da produção mundial, o Brasil é o maior produtor de laranjas no mundo, com aproximadamente 25% da produção mundial - estimada em 47.010 mil toneladas. Outros países de destaque são China, Espanha, México, Índia e Itália. Em um período de 20 anos, o Cinturão Citrícola Brasileiro aumentou sua produção de caixas de laranja em mais de 45%, enquanto sua concorrente, a região da Flórida, teve sua produção reduzida em 9%. A Citricultura no Brasil envolve direta e indiretamente cerca de 230 mil empregos, gerando uma massa salarial de R$676 milhões. O PIB do setor é