importante
Disciplina
Bases de apoio a clínica médica e cirúrgica
Módulo: Cirurgia
Métodos de esterilização
Limpeza consiste de um processo mecânico de remoção de sujidade, mediante o uso da água, sabão e detergente neutro ou detergente enzimático para manter em estado de asseio os artigos e superfícies.
A limpeza constitui ainda o primeiro passo nos procedimentos técnicos de desinfecção e esterilização, considerando que a presença de matéria orgânica protege os microrganismos do contato com agentes desinfetantes e esterilizantes.
A descontaminação é o processo de eliminação total ou parcial da carga microbiana de artigos e superfícies, tornando-os aptos para o manuseio seguro.
Desinfecção consiste em um processo físico ou químico de destruição de microrganismos, exceto os esporulados. A desinfecção é realizada por meio físico, através da água quente (60 a 90°C) ou em ebulição e pelo meio químico, através de produtos denominados de desinfetantes.
A esterilização é o processo de destruição de todos os microrganismos, inclusive esporulados, não sendo possível detectá-los através de testes microbiológicos. O processo ocorre através de pelo calor, germicidas químicos, óxido de etileno, radiação e outros.
Artigos hospitalares compreende instrumentos, objetos de natureza diversa, utensílios (talheres, louças, comadres, papagaios e outros), acessórios de equipamentos (traquéias de nebulizadores tubos e conexões de respiradores) e outros.
A superfície compreende mobiliários, pisos, paredes, portas, tetos, janelas, equipamentos e demais instalações.
Classificação dos artigos
Artigos críticos: alto índice de infecção quando estiverem contaminados com quaisquer microrganismos ou esporos são artigos que entram em contato direto com tecidos ou tratos estéreis.
Artigos semicríticos: são aqueles que entram em contato com pele não integra e mucosas sendo indicada esterilização visto que