Importancia da psicologia para a pedagogia
Houve um tempo em que a Pedagogia era fundamentada somente nas áreas transmissoras do conhecimento; os alunos recebiam de seus professores as ferramentas necessárias para que desenvolvessem em sala de aula suas atividades escolares, assim como eram orientados sobre o comportamento que deveriam adotar no âmbito escolar.
A Psicologia por sua vez, exercia suas funções como meio de compreender a mente do homem e satisfazer/suprir suas necessidades e carências, buscando em seu íntimo, repostas plausíveis para dificuldades diversas.
Contudo, no ano de 1963, David Ausubel propôs que a Pedagogia e a Psicologia se unificassem, permitindo assim um trabalho mais complexo na vida do aluno, onde seus novos conhecimentos seriam introduzidos em suas próprias experiências, recebendo também o auxílio das mesmas dentro da sala de aula.
Surge então a Aprendizagem Significativa.
“a aprendizagem significativa é o processo por meio do qual novas informações adquirem significado por interação (não associação) com aspectos relevantes preexistentes na estrutura cognitiva”. MOREIRA (2006, p. 38):
Considerando os avanços obtidos através da Aprendizagem Significativa, onde alunos conciliam suas experiências de vida ao conhecimento educacional, admite-se a importância da introdução da Psicologia à Pedagogia e os resultados positivos alcançados através dessa união.
A Aprendizagem Significativa, hoje, proporciona aos alunos e professores um conhecimento mais vasto de si mesmos e do mundo que os cerca, fazendo com que a estrutura cognitiva dos educandos seja entrelaçada às novas aprendizagens, considerando-se também as opiniões dos alunos no que diz respeito à unidade escolar (Equipe escolar, professores, métodos de ensino, dentre outros).
Compreende-se então que as ações pedagógicas unificadas à Psicologia, permitem aos educadores compreender que a vivência de cada um está relacionada a arte do aprendizado; reconhecer o