A importância da psicologia para a pedagogia
O homem é um ser em constante evolução sendo assim adapta-se e readapta-se as circunstâncias do meio em que vive.
A educação é um elemento indispensável na formação de sujeitos críticos e autoconscientes para tanto é preciso estar em consonância com outras áreas do conhecimento. Sendo assim a psicologia surge como um elemento capaz de aprimorar as práticas educativas e contribui de modo significativo no contexto educacional.
A psicologia é sem dúvida uma aliada na compreensão do comportamento humano e dentro do ambiente educacional perpetua-se as mais diversas formas de manifestações relacionadas ao ser e ao agir, ao modo como nos comportamos frente as situações.
Com base nesse enfoque é possível salientar que é dever da escola manter em seu corpo funcional uma equipe especializada para este fim, uma vez que não cabe ao professor diagnosticar nenhum traço comportamental, mas apenas avaliar.
Psicologia e pedagogia atuam juntas e tanto o educador quanto o educando devem receber suporte para o sucesso do trabalho no ambiente escolar.
Analisar as questões que envolvem comportamento e aprendizagem nos leva a repensar a educação não apenas como uma indutora ou depositória de conteúdos, mas, sobretudo como uma instituição voltada a interação e a participação efetiva na vida do aluno.
Nota-se nesse sentido que tanto a pedagogia quanto a psicologia estão voltadas para o desenvolvimento do educando, tanto no que se refere a aprendizagem propriamente dita,quanto no refere as questões voltadas a detecção e análise do comportamento,oferecer recursos para a disseminação de uma atividade sadia é dever não apenas da escola mas de todo o aparato educacional.