A Importância da Psicologia para a Pedagogia
A Importância da Psicologia na Educação possibilita a criança, apreender, planejar, direcionar e a avaliar todas as suas ações, pois ao longo desse processo, ela comete alguns erros, e com o tempo ela reflete sobre suas ações e enfrenta a possibilidade de corrigi-los. Elas também experimentam alguns sentimentos como: alegria, tristeza, raiva e amor, e períodos de agitação e calma.
A Psicologia trata de buscar consolo em seus semelhantes (professores e tutores) e não concebe a vida de cada aluno em isolamento. Tal entendimento fundamenta e justifica a preocupação em pensar e promover o repensar de algumas práticas pedagógicas, com a condição para que as práticas se façam de um modo muito mais ético, mais eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de socialização, que é pretendida.
A Importância da Psicologia para a Pedagogia reside no reconhecimento de que a Educação é um fenômeno complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a diversidade das práticas educativas, em que o ser humano se encontra imerso, isso acontece porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas definem como âmbitos educativos. Sendo assim, a Psicologia aplica em toda a área do ensino, e tenta mostrar através da interação entre professores e os alunos, e com isso é possível à aquisição do saber e das culturas tradicionais acumuladas, pois o papel dos professores e tutores é importantemente fundamental, pois eles procuram estruturar as condições de estudos, o que leva a apropriação dos conhecimentos adquiridos.
Planos Educacionais
Vemos no âmbito escolar que a psicologia contribui para entender e ajudar o comportamento humano, e a respeitar as diferenças como intervir pedagogicamente para que haja um exemplar aprendizado.
A Psicologia consegue “Descobrir" o aluno através das suas ações do seu cotidiano, ou seja, direcionando-o. A psicologia contribui também para que os alunos saibam se