Importancia da informação
A informação para ser valiosa para os gestores e tomadores de decisão, deve ter as seguintes características:
- precisas - não tem erros;
- completa - contém todos os fatos importantes;
- econômica - deve ser de produção relativamente econômica;
- flexível - pode ser utilizada para diversas finalidades;
- confiável - pode ser dependente;
- relevante - é importante para o tomador de decisão;
- simples - não pode ser exagerada e nem complexa;
- em tempo - é enviada quando necessária;
- verificável - pode-se checá-la (ALENCAR, 1998).
O propósito básico da informação é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis e a eficiência na utilização do recurso da informação é medida pela relação do custo para obtê-la e o valor do benefício do seu uso.
O controle interno das organizações, por exemplo, é um exemplo de uma área em que a informação tem um destaque relevante nas empresas. Veja este artigo sobre o contabilista no controle interno.
Dá-se o nome de bancos de dados aos meios através dos quais se armazenam os dados para uso posterior, na qual tem o processamento (classificação, armazenamento e relacionamento) para que possam ganhar significado e podendo assim informar. Um exemplo de banco de dados é o Serasa, que tem o maior banco de dados e informações econômico-finaceiras e cadastrais do país.
O termo processamento de dados designa de atividades que ocorrem nas organizações, nos grupos sociais, como entre pessoas. Existe um certo volume de dados de informações iniciais, nos arquivos, nas expectativas ou na memória, aos quais são continuamente adicionados outros dados ou informações posteriores, maior volume de dados, alterações modificações, provocando maior volume de dados, ou informações. O processamento de dados é a atividade que consiste em acumular, agrupar e cruzar dados para transformá-los em informações, para obter outras informações, ou as mesmas informações de outra