Importância da informação contábil
Delmar José de Oliveira
Resumo: Atualmente, no âmbito empresarial, podem-se avaliar os sistemas de informação como programas que organize os dados da empresa e os transformem em informações geradas em relatórios. A tecnologia da informação auxilia as empresas que desejam manterem-se competitivas, pois além dela favorecer produtos melhores e mais modernos, faz também da informação, um instrumento eficiente de gestão empresarial para a tomada de decisões. Com isso, esse trabalho teve como objetivo apresentar a importância sobre a utilização dos sistemas de informação contábil como ferramenta de auxilio na tomada de decisão. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizada a metodologia da pesquisa bibliográfica buscando apresentar estudos e divulgar sobre o sistema de informação contábil, sua importância na tomada de decisão, e apresentar as características das informações para os gestores.
Palavras-chaves: Sistemas de informações, Contabilidade.
1 INTRODUÇÃO
A Contabilidade nasceu como uma ferramenta de gestão. No final do século XV, o Tractus (de Frei Luca Pacioli), que é a obra reconhecida como marco inicial da Contabilidade, era dirigido aos comerciantes da época e divulgado como um método de controle dos negócios. Atualmente, para grande parte das pessoas, contabilidade está associada à tributação e às leis que regem as sociedades e o comércio. Prevalece a ideia de que contabilidade seja, acima de tudo, uma obrigação legal e não se tem a sensibilidade de ela existir pela necessidade de se manter um sistema formal e universal de controle do patrimônio.
Sem dúvida, há uma grande utilização da informação contábil pelos órgãos responsáveis pela tributação nas esferas Federal, Estadual e Municipal. O Direito Comercial, o Código Civil e a Lei das S.A. se preocupam com a qualidade e o formato das demonstrações contábeis. A legislação e as normas exigem que as entidades mantenham escrituração contábil, definem o conteúdo