Importados
NO
CONSUMO INDUSTRIAL
Itana Martins
Economia
15/08/2013 às 11h36
Fatia de importados no consumo nacional atinge recorde, indica CNI
Por Thiago Resende
© 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em: http://www.valor.com.br/brasil/3234560/fatia-de-importados-no-consumo-nacional-atinge-recorde-indica-cni#ixzz2cGxmylOp BRASÍLIA - (Atualizada às 12h56) A fatia de produtos industriais importados no consumo nacional avançou de 21% para 21,1% entre o primeiro e o segundo trimestre do ano, alcançando um novo recorde na série histórica do levantamento, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira. A comparação considera o acumulado dos 12 meses anteriores de cada período.
Segundo a pesquisa “Coeficientes de Abertura Comercial”, com o avanço, o índice de penetração de importações manteve a trajetória de alta, registrada pelo 13º trimestre consecutivo.
Houve crescimento da participação de produtos importados no consumo nacional em 12 setores da indústria de transformação, principalmente nos segmentos farmacêuticos, químicos, informática, eletrônicos e ópticos.
Uma das explicações, segundo a pesquisa, é a perda de competitividade dos produtos brasileiros, na maior parte dos setores industriais. “No entanto, a alta recente do câmbio, poderá reduzir o ímpeto importador da economia brasileira nos próximos meses, o que favoreceria a recuperação da produção industrial interna, podendo reverter essa tendência”, avalia a CNI.
Em relação à exportação, a pesquisa informou que uma menor fatia da produção industrial foi destinada ao mercado estrangeiro no segundo trimestre deste ano, frente aos primeiros três