Vulcanismo
Alunos:
Gianlucas de Oliveira
Bruno da Rosa Oliveira
Lucas Mateus da Silva
O que é vulcanismo?
Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. O termo vulcanismo é utilizado para designar uma série de fenômenos e elementos vulcânicos.
Como acontece?
O processo de vulcanismo é resultado das características de pressão e temperatura contidas no subsolo. Além disso, os vulcões se estabelecem, em geral, em regiões que limitam placas tectônicas, salvo o vulcanismo ligado ao ponto quente, neste caso esse processo pode ocorrer no interior de uma placa.
Riscos
Ao entrar em atividade, seus efeitos representam um grande risco para os moradores que vivem nas proximidades, isso em razão dos gases, fumaça, explosões, dentre outros. As lavas expelidas podem destruir tudo o que encontrar em seu caminho, entretanto, se por um lado elas são destrutivas, por outro formam ilhas e contribuem na formação do relevo.
Tipos de Erupções
Explosiva: atividade associada à lava viscosa, originária do magma ácido, rico em sílica e gases. Por ser viscosa, tal lava se solidifica na cratera, assumindo duas formas possíveis, uma conhecida pelo nome de agulha, que é a acumulação de formas alongada e pontiagudas no interior da chaminé, ou ainda o formato de domo ou cúpula, que consiste na acumulação de lava consolidada na cratera em forma arredondada.
Erupção explosiva
Erupção Efusiva
As erupções efusivas são calmas. Os cones são baixos e construídos com camadas de lava sobrepostas. A lava é muito fluída Os gases libertam-se suavemente.
Erupção Mista
Estas erupções tem períodos alternadamente efusivos e explosivos. O cone tem camadas alternadas de piroclastos e lava solidificada. A lava tem diferentes graus de viscosidade e de gases.
Referências
http://www.brasilescola.com/geografia/vulcanismo.htm#painel