resumo dos capitulos 4 da unidade 8 do livro CONVITE A FILOSOFIA
Rosineide Honorato
ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
Osasco
Setembro de 2013
Andrea Alcântara Alves – RA:
Dangela – RA:
Gisele de Almeida – RA:
Marcia Regina Feliciano Floriano - RA:
Rosineide Honorato - RA:
ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
Trabalho acadêmico apresentado para aprovação na disciplina de Ética e Relações Humanas da Universidade Bandeirante Anhanguera.
Professor responsável: Carina Xavier
Osasco
2013
A existência ética
Quando vemos pessoas com fome, desabrigada não importa se é no nosso país ou em outro, somos movidos por um sentimento de piedade e sentimos indignação quando vemos o desperdício daqueles que vivem em abundância. Sentimos responsabilidade e somos movidos pela solidariedade e ajudamos as campanhas contra fome. Esses sentimentos e nossas ações revelam nosso senso moral.
Em algumas situações que vivemos ou, sabemos que foram vividas por outras pessoas, como situações de extrema aflição e angústia, situações mais dramáticas ou menos dramáticas surgem sempre em nossas vidas. As dúvidas em relação à decisão a tomar não manifestam apenas nosso senso moral, mas também à nossa consciência moral, pois somos obrigados a decidir, para nós mesmos e para os outros as razões de nossas decisões e que assumamos todas as consequências delas, porque somos responsáveis por nossas opções.
A consciência moral e o senso dizem respeito, sentimentos, valores, intenções, decisões e ações, que são referidos ao bem e ao mal e ao desejo de felicidade.
Os juízos éticos de valor enunciam normas que determinam o dever ser de nossos sentimentos, nossos atos, nossos comportamentos. São juízos que enunciam obrigações e avaliam intenções e ações segundo o critério do correto e do incorreto.
Então observamos que o senso moral e consciência moral são inseparáveis da vida cultural, porque define para seus membros os