importacao
Suelen Valdez
Prof.ª Ângela Cristina Valentini Schiochetti
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Comércio Exterior (EMD 0379)
05/11/13
RESUMO
Importação é um processo comercial e fiscal que consiste em trazer produtos do exterior para dentro do nosso país. Este estudo esclarece as principais duvidas a respeito deste assunto, trazendo uma breve análise da sua estrutura.
Palavras-Chaves: Siscomex; Câmbio; DI;
1 INTRODUÇÃO
Importar é uma constante fonte de recursos para países e empresas. A necessidade de adquirir produtos e serviços que não podem ser produzidas em seu próprio país trouxe uma serie de benefícios para quem procura a diversificação de mercadorias.
As relações internacionais comerciais se apresentam como um elo que misturam direitos internacionais e economia internacional. Essas trocas funcionam como uma grande alternativa para os Países satisfazerem suas necessidades.
É notável que a Importação desempenhe um papel notável dentro da economia de um País, pois nenhum País é alto-suficiente.
A importação pode suprir falhas na estrutura econômica, colaborando na complementação dos produtos disponíveis à população de um país, ou de bens de capital necessários à empresas, cumprindo também o papel de modernização da economia por estimular a competição e permitir a comparação de processos e produtos. (DIAS e RODRIGUES, 2004, p.237)
Com a Importação, houve a criação de novas empresas, gerando novos empregos. Lançamento de produtos diferentes, de melhor qualidade e preços mais acessíveis, assim as indústrias foram obrigadas a buscar esse novo mercado mais competitivo.
Esta arte parece difícil e complicada, mas na verdade não é, pois temos importadores que possuem os conhecimentos necessários para atuar facilmente neste mercado.
A regulamentação da atividade de Importação se da por meio de leis, decretos, portarias e resoluções. Emitidas por diversos órgãos como Receita Federal, Ministério da Fazenda e