import ncia do brincar Aline
A brincadeira no ensino inicial da criança foi estabelecida para estimular suas habilidades de criação, no entanto, estimula-a interagir e relacionar-se.
A maneira de aprender na educação infantil é importante, pois leva o aluno a sensações emocionais fundamentais para o desenvolvimento do mesmo. Então se acredita que brincando a criança forma sua personalidade e aprende a lidar com o mundo. O fato de a brincadeira estar presente e ligada ao seu desenvolvimento também deve estar inserida no contexto escolar com o objetivo de auxiliar o processo de aprendizado.
A criança de certa forma está sempre descobrindo e aprendendo novas coisas, é um ser em criação fundamental para seu desenvolvimento social e cognitivo.
A maioria dos adultos está preocupada com o aspecto pedagógico, para eles brinquedos, jogos são simplesmente um lazer. Pais e educadores devem rever seu conceito em relação a forma de aprendizado e que transformem sua visão em relação ao lúdico como forma de aprendizagem.
Com o tema de estudos que foram apresentados leva em questão se a escola infantil é um lugar para se brincar aprender ou para se aprender brincando?
Este questionamento levará a verificar a contribuição do lúdico, quanto ao método de ensino e aprendizado, no desenvolvimento infantil.
O ato de brincar leva a criança ao desenvolvimento social cognitivo e afetivo da criança. Nós educadores temos certa nostalgia de nossa infância, pois ao apresentarmos este método de ensino nos lembramos dos momentos prazerosos da nossa infância de alegria e amizade e dos pais acompanhando nossas brincadeiras no portão com os vizinhos.
O brincar é tão importante á criança quanto se alimentar e descansar, por meio do brincar a criança estabelece de conhecimento consigo, com os outros e com o mundo .De acordo com Kishimoto (2004,p.15), consideramos que o jogo tradicional faz parte da cultura de um determinado povo, que transmite características