Apendicite
O que é ?
• Apendicite é o nome dado à inflamação do apêndice, quadro que se apresenta, habitualmente, como uma intensa dor do lado direito do abdômen. A apendicite é, em geral, uma emergência médica que necessita de tratamento cirúrgico. Se não tratada a tempo, há risco de rotura do apêndice e infecção generalizada. O que é o Apêndice
• O apêndice é um prolongamento do ceco, região que delimita o fim do intestino delgado e o início do intestino grosso
(cólon). O apêndice possui aproximadamente 10 cm de comprimento e tem um fundo cego, como se fosse um dedo de luva. Seu formato lembra o de um verme, por isso, ele também é chamado de apêndice vermiforme.
• É comum aprendermos no colégio que o apêndice é um órgão sem função. Esta informação não está totalmente correta, mas não também não pode ser considerada absurda. O apêndice não é um órgão completamente inútil ou inerte. A sua parede contém tecido linfático, que participa na produção de anticorpos. Além disso, o apêndice também serve como reservatório de bactérias intestinais que auxiliam no processo de digestão.
• Todavia, as funções do apêndice não vão muito além disso, parecendo ser ele apenas um resquício evolutivo. A verdade é que, se o apêndice não é de todo inútil, também não parece fazer falta quando retirado cirurgicamente.
O que causa a apendicite?
• O apêndice normalmente produz um volume constante de muco que é drenado para o ceco e se mistura às fezes. O seu grande problema é ser a única região de todo o trato gastrointestinal que tem um fundo cego, ou seja, é um tubo sem saída, como um dedo de luva. Qualquer obstrução à drenagem do muco faz com que o mesmo se acumule, causando dilatação do apêndice. Conforme o interior do órgão vai ficando mais cheio, começa a haver compressão dos vasos sanguíneo, com consequente necrose da sua parede. O processo pode evoluir até o rompimento do apêndice, o que é chamado de apendicite supurada.
• Existem várias causas para a obstrução do